• Lucas Pierozan

Objetivo 11 Agenda 2030: o que é, e como colaboramos?

A Agenda 2030 surgiu em 2015 na sede da ONU, em Nova Iorque, como um plano de líderes mundiais para resolver os principais problemas do planeta. Os 17 objetivos e 169 metas anunciados apresentam uma série de medidas a ser cumpridas pelos governos, pela sociedade, pelas empresas, pela academia - e por cada um de nós.


Cada país comprometeu-se a adotar os objetivos e metas de acordo com suas prioridades locais, atuando no espírito de colaboração global e orientando escolhas para melhorar nossas vidas agora e no futuro.


O desenvolvimento sustentável não será alcançado sem uma transformação significativa na forma de construir e gerenciar os espaços urbanos. O Objetivo 11 da Agenda 2030 da ONU quer tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Para isso, é preciso garantir às pessoas o acesso a moradias adequadas e melhorar a qualidade de áreas degradadas.


As metas desta ODS também preveem a necessidade de garantir o fácil acesso ao transporte público, criação de espaços verdes e melhoria no planejamento urbano e no gerenciamento das cidades de forma participativa e inclusiva.


Ajudar a construir cidades mais humanas, limpas e sustentáveis também faz parte do nosso propósito. No Praça4, a fachada do edifício faz uma interface ativa com o espaço público ao entregar à cidade uma mini-praça que fica na própria calçada. A presença do comércio aberto para a rua, aliada ao mobiliário e à vegetação, cria uma atmosfera que estimula a presença e a caminhabilidade das pessoas em diferentes horários do dia, colaborando, pouco a pouco, a tornar a cidade mais inclusiva e segura.




Além disso, o projeto priorizou o uso da bicicleta ao disponibilizar vaga para todos os 38 apartamentos (e somente 15 vagas para veículos). Esta iniciativa foi adotada para incentivar o uso da bicicleta, símbolo de um transporte eficiente e não poluente, procurando impactar diretamente na diminuição da circulação de carros no trânsito da cidade.


Para além do Praça4, nosso #movimentocomalma já apoiou e colaborou com ações e eventos como o Jane's Walk, uma caminhada pela Cidade Baixa para refletir sobre os conceitos da urbanista Jane Jacobs; e o Hackatown Cidade Baixa, que reuniu um grupo de pessoas para pensar e cocriar soluções para a cidade.



Como você pode colaborar para construirmos cidades mais humanas, limpas e sustentáveis? Reunimos algumas dicas simples para que, juntos, possamos tentar alcançar esta meta até 2030:


1. Frequente espaços públicos para o lazer da família e encontrar amigos;

2. Prefira andar a pé ou de bicicleta;

3. Aja localmente para melhorar sua comunidade;

4. Troque habilidades e serviços com seus vizinhos e amigos, sem usar dinheiro;

5. Faça e apoie turismo de base comunitária, visitando pequenos empreendimentos turísticos de comunidades;

6. Use transporte público;

7. Ajude a cuidar de praças e espaços urbanos: recolha o lixo;

8. Procure incentivar a acessibilidade em todos os espaços que frequenta.


Quer saber mais sobre este e os outros 16 objetivos da Agenda 2030 da ONU? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil, e fique por dentro de como podemos ajudar a tornar o nosso mundo melhor!



+ 55 51 3372.1272

Rua da República, 358.

Porto Alegre, RS.

©2019 por Lugares com Alma