• Lucas Pierozan

Imagine2030: uma exposição para pensar o futuro!

Atualizado: 18 de Dez de 2019

Três artes que representam o futuro, na visão de artistas convidados pelo coletivo Imagine2030, estão expostas no hall de entrada da República 358 -  sobrado da Cidade Baixa que abriga as empresas Lugares com Alma, Hype Studio Arquitetura e Café República. 


A exposição é uma das ações do evento alma slow, que ocorreu no dia 23 de novembro de 2019 com o intuito de difundir conteúdos e marca/iniciativas relacionadas a um estilo de vida sustentável e ao consumo consciente, promovido pela Lugares com Alma, Côté Design e Café República. As imagens foram gentilmente cedidas pelo Imagina Coletivo, organização sem fins lucrativos que desde 2012 trabalha para ativar o poder de transformação das pessoas tendo a imaginação como guia. 


A exposição Imagine2030, criada pelo coletivo homônimo e lançada na Virada Sustentável São Paulo em agosto de 2019, exibiu 18 imagens que representam o futuro. Os painéis ocuparam parte do canteiro central da Avenida Paulista, entre o Conjunto Nacional e o MASP, com duas temáticas diferentes: a primeira com imagens de pessoas que estão atuando no Brasil para um futuro melhor, e a segunda, com artes criadas por 3 artistas convidados.


Com imagens de pessoas em diferentes cidades do Brasil como Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Niterói (RJ), entre outras, a primeira parte da exposição reuniu registros daqueles que estão agindo para construir um mundo melhor, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos pela ONU na Agenda 2030. Os registros também estarão em um documentário que contará uma história de futuro a partir de imagens do presente. O documentário será lançado em 2020 pela Imagine 2030 junto com a Irmandade Filmes e a Paraná Filmes.



A segunda parte da exposição, intitulada "Imagens de Futuro", reúne obras dos artistas Paola Saliby, Pedro Veneziano e Victor Aguiar Magalhães. A partir de suas estéticas particulares e da escuta sobre as pessoas investigadas para a produção do documentário, os artistas criaram imagens que refletem o futuro que se espera em 2030: plural, colorido, rico, tecnológico e natural, sem que nada disso se sobreponha, como propõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Veja abaixo cada arte criada e entenda a inspiração dos artistas:




Para Pedro Veneziano, o 2030 se materializa na pluralidade de flores naturais que brotam de um mesmo galho, expressando assim a intensidade que há na natureza, povos e culturas, tudo isso  sendo equilibrado por uma mão feminina negra que, segundo o artista, retrata a força feminina e a pluralidade de identidades. Os diferentes tipos de flores mostram como ações distintas culminam em outras, capazes de inspirar e ampliar o todo, numa grande teia em forma de buquê.






Já para Paola Saliby, o futuro é um híbrido entre o ancestral e tecnológico, sendo representando pelo imagético de uma beleza brutal inserida num cenário sensível. Por meio de três elementos representando raça, gênero e classe, a artista sintetiza um futuro em que os três fatores sociais representados em diferentes elementos atuam de forma fraterna criando uma ilustração tátil em que as texturas e formas representam as diferenças convivendo.





Por fim, para Victor Aguiar Magalhães, o futuro está na dualidade entre o natural e o não natural, conceitos que atuam mutuamente sem se oporem. Ele utiliza o recorte de imagens  para a composição, onde o existência se reorganiza e se ressignifica, completando esse contexto novo. Contudo ainda baseado na atualidade, ele inverte a lógica da linearidade ao criar uma arte sem parte de cima ou parte debaixo, sem certo ou errado, sua compreensão sobre esse movimento e que ele representa a escolha que queremos e como fazemos.





O coletivo Imagine2030 atua para que mais pessoas conheçam a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: além de fortalecer essa narrativa, querem criar oportunidades de engajamento direto para quem deseja começar a agir construindo esse futuro também. Para conhecer melhor os projetos e ações promovidas pelo coletivo você pode acessar o site imagine2030.co ou acompanhar as publicações no instagram @imagine2030.

+ 55 51 3372.1272

Rua da República, 358.

Porto Alegre, RS.

©2019 por Lugares com Alma