• Lucas Pierozan

Objetivo 12 Agenda 2030: o que é, e como colaboramos?

A Agenda 2030 surgiu em 2015 na sede da ONU, em Nova Iorque, como um plano de líderes mundiais para resolver os principais problemas do planeta. Os 17 objetivos e 169 metas anunciados apresentam uma série de medidas a ser cumpridas pelos governos, pela sociedade, pelas empresas, pela academia - e por cada um de nós.


Cada país comprometeu-se a adotar os objetivos e metas de acordo com suas prioridades locais, atuando no espírito de colaboração global e orientando escolhas para melhorar nossas vidas agora e no futuro.


Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis: esta é a principal meta do objetivo 12 da Agenda 2030 da ONU. Este objetivo inclui metas como reduzir o desperdício de alimentos; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos resíduos; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; e alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, entre outros.


O cumprimento das metas estabelecidas por este objetivo são importantes para criarmos cadeias de consumo mais eficientes, para garantirmos até 2030 uma economia mais sustentável e com menor impacto no meio ambiente!


No Praça4, nosso empreendimento no Menino Deus, procuramos adotar alternativas para diminuição do consumo de energia elétrica por meio de tecnologias que proporcionam conforto térmico e acústico no edifício. Através de sistemas como a fachada ventilada, mantas de isolamento nas paredes e pisos, aquecimento de água por central solar térmica e aproveitamento da água das chuvas para irrigação, conseguimos diminuir o consumo de energia no edifício, contribuindo para a gestão mais eficiente de recursos naturais e energéticos. Além disso, utilizamos materiais que foram escolhidos a dedo para dar menos manutenção e mais durabilidade!


Veja abaixo algumas estratégias do projeto:



1. Aquecimento de água por central solar térmica: o edifício possui aquecimento de água com painéis solares térmicos. O sistema é integrado ao uso de gás natural como complemento para garantir a temperatura ideal nos dias de inverno menos ensolarados, proporcionando maior economia de recursos naturais e financeiros.


2. Fachada Ventilada: o sistema é como uma segunda pele do edifício, e, entre as camadas existe um espaço com ar, que ventila por meio do sistema de aberturas estrategicamente alocadas. Neste espaço há ainda 5cm de lã de rocha, que melhor o desempenho térmico e impermeabiliza o envelope do edifício, o que melhora o consumo energético e o conforto das áreas internas.


3. Jardins Verticais irrigados com água da chuva: os jardins verticais e floreiras do prédio são irrigados (e fertilizados) automaticamente: o sistema possui um timer ligado a um solenóide programável, e as regras podem ser determinadas conforme a época do ano, com irrigações diárias ou mais espaçadas. A água é proveniente de uma cisterna que coleta a água de chuva da cobertura do edifício.


4. Drywall duplo e Mantas de isolamento: as paredes entre apartamentos foram projetadas para o melhor desempenho termo-acústico: além de serem preenchidas com lã isolante termo-acústica de Pet reciclada, possuem chapas duplas de gesso com montantes duplos. Os pisos das áreas privativas são constituídos por sistema multi-camadas, chamado de contrapiso flutuante, que melhora muito conforto acústico por reduzir os ruídos de impacto (25db) entre as unidades.


Além das estratégias do Praça4, buscamos promover ações e eventos que colaborem para a promoção e conscientização da nossa comunidade para alternativas de consumo mais sustentável. Um dos exemplos é o evento Almaslow que, em suas duas edições, reuniu marcas de moda, design e estilo de vida, preocupadas com a produção consciente de seus produtos e serviços.


Por meio do nosso #movimentocomalma, queremos contribuir para um mundo melhor, promovendo ações junto a parceiros alinhados aos nossos propósitos.



Mas, e como você pode colaborar para consumo e produção mais conscientes? Reunimos algumas dicas simples para que, juntos, possamos tentar alcançar esta meta até 2030:


1. Priorize produtos e serviços de marcas locais e pequenos negócios;

2. Evite o uso de plásticos de uso único, como copos e canudos descartáveis;

3. Separe o lixo e recicle tudo que puder;

4. Leve suas próprias embalagens, sacolas e potes para não utilizar descartáveis na feira ou no supermercado;

5. Prefira produtos orgânicos;

6. Participe e promova feiras de troca.


Quer saber mais sobre este e os outros 16 objetivos da Agenda 2030 da ONU? Acesse o site das Nações Unidas no Brasil, e fique por dentro de como podemos ajudar a tornar o nosso mundo melhor!



+ 55 51 3372.1272

Rua da República, 358.

Porto Alegre, RS.

©2019 por Lugares com Alma